º  DIRETORIA DE SAÚDE

O presente relatório concentra informações acerca dos projetos e ações desenvolvidas pela Diretoria de Saúde no ano de 2011 (janeiro a novembro).

1. Projetos executados em 2011

1.1. Vacina da gripe

O objetivo da vacina da gripe é imunizar os funcionários do Poder Judiciário da Secretaria do Tribunal de Justiça, do Fórum da Capital e das Comarcas do interior.

No ano de 2011, Farma, através da SC Distribuidora de Vacina Ltda, aplicou 7.291 doses, sendo estas administradas em magistrados e funcionários ativos, terceirizados, funcionários à disposição, bolsistas e estagiários de todas as Comarcas do Poder Judiciário e da Secretaria do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina, no período de 12 de abril a 10 de maio de 2011.

2. Relatório dos atendimentos médicos

Médicos

Nº de consultas

Dra.Graciela de Oliveira Richeter Schmidt

557  (1)

Dr. José Carlos Nascimento

2.708  (2)

Dra. Karina Cocco Monteiro de Freitas

962  (3)

Dra. Leisa Maria Leal

1.167  (4)

Dr. Luiz Alberto Neves May

863  (5)

Dr. Renato Grillo Flach

1.215  (6)

TOTAL

7.472

 

(1) Licença gestação a partir de 19.04.2011

(2) Ampliação da jornada de trabalho em 2 horas – substituição na junta médica

(3) Licença gestação a partir de 03.11.2011 – membro da junta médica

(4) Chefe da junta médica

(5) Membro da junta médica

(6) Diretor de saúde

2.1. Relatório da Seção Psicossocial-ambulatorial

PSICÓLOGA

Nº DE ATENDIMENTOS REALIZADOS

Dra. Fernanda Chede R. Caldas

178 (1)

Dra. Ivete Terezinha Volkmer Gemelli

(2)

Dra. Liliane Cardoso Pereira

529

Dra. Luciana Raupp Di Bernardi

292 (3)

Dra. Marilda Marcondes de Mattos

482

TOTAL

1481

 

(1) Licença gestação a partir de 23.05.2011

(2) Licença para tratamento de saùde/ano/2011 (faleceu em 06.12.11)

(3) Licença gestação a partir de 12.09.2011

 

2.2. Relatório de atividades do Serviço Social

As atividades desenvolvidas no período de 2011, em sua maioria, são referentes à elaboração de informações, relatórios, estudos sociais e pareceres para subsidiar decisões da Junta Médica em processos administrativos, atendendo a demanda apresentada que incluí todo o Estado Catarinense.

- Pareceres elaborados para Junta Médica - 256

Para a elaboração dos pareceres necessita-se da coleta de dados através de atividades como visitas domiciliares, entrevistas com servidores e requerentes, familiares, avaliação do local de trabalho e visita a instituições de saúde, conforme a necessidade e a peculiaridade de cada situação apresentada.

- Entrevistas – 691

- Visitas domiciliares, Instituições de Saúde e Locais de Trabalho – 216

- Cidades Visitadas – 35

Algumas ações não são aqui quantificadas, já que cada processo exige um procedimento como, por exemplo, coleta de dados com o médico assistente do servidor e terapeuta, contatos frequentes com o servidor, familiares e clínicas psiquiátricas. Estas ações são feitas constantemente e necessárias para que o trabalho atinja bons resultados, porém são de difícil quantificação para relatório estatístico, já que não são um fim em si mesmas.

- Encaminhamentos de servidores para clínicas psiquiátricas, avaliação médica e ou internação, acompanhamento do servidor em tratamento – 75 intervenções

O serviço social da Diretoria de Saúde está disponível para atender os servidores, esclarecer direitos e deveres referentes as situações de saúde e suas implicações.

2.3. Relatório da Seção de Enfermagem

A Seção de Enfermagem desenvolveu orientações sobre pressão arterial, fornecimento de dietas (colesterol, triglicerídeos, ácido úrico) e as atividades descritas abaixo:

 

1

ATENDIMENTOS da ENFERMAGEM

 

 

Avaliações para atendimento de emergência encaminhadas ao médico

352

2

Exames realizados

 

 

Eletrocardiograma (ECG)

10

3

Procedimentos realizados

 

 

Aplicação de radiação infravermelha

2

 

Nebulização

114

 

Verificação de Pressão Arterial (P.A.)

2.528

 

Curativo

271

 

Retirada de ponto cirúrgico

27

 

Imobilização

9

4

Administração de Medicamentos:

 

 

Endovenoso (EV)

48

 

Intramuscular (IM)

326

 

Subcutâneo (SC)

18

 

Via Oral (VO) administrados no local:

 

 

1 – doses

192

 

2 – comprimidos

2.242

 

3 – controlados

26

5

Medicamentos fornecidos sob prescrição

 

 

Comprimidos

1.368

6

 TOTAL

7.533

2.4. Relatório da Seção de Farmácia

3. Relatório da Junta Médica

Licença para tratamento de saúde

1.600

Licença para tratamento de saúde, em prorrogação

505

Licença para tratamento de saúde, em pessoa da família

872

Gestação

105

Reconsideração

33

Isenção de Imposto de Renda

31

Readaptação

23

Remoção

26

Acidente do Trabalho

2

Prorrogação da Readaptação

13

Licença para tratamento de saúde, em PF, em prorrogação

77

Avaliação

298

Admissão

1.138

Outros

55

TOTAL DE PROCESSOS NO ANO 2011

4.783

 

4. Relatório dos atendimentos odontológicos

DENTISTA

PACIENTES

PROCEDIMENTOS

Dias trabalhados

Dr. Dante Del Vale Valcanaia (Prótese)

46

222

181

Dr. Eduardo Dutra da Silva (Endodontia)

98

589

183

Dr. José Eduardo C. Shiozawa (Dentística)

384

1.785

187

Dra. Mabel Larroyd Valente (Dentística)

284

972

139

Dra. Maria Eugênia B. Burg (Dentística)

451

1.123

174

Dr. Lauro Egídio Bragaglia (Prótese)

214

1.988

183

Dr. Reginaldo Reitz (Dentística)

274

1.604

182

TOTAL

1.369

8.283

1.229

Índice de aproveitamento (estimativa)**

 

6,73 procedimentos/dia/dentista

 

Fonte: Dados coletados do software de gerenciamento odontológico Prodent e dos relatórios estatísticos mensais da Divisão de Saúde Oral.

4.1. Relatório da Seção de Prótese

 

01 – Fundição de Estrutura Metal Cerâmica

168

02 – Prótese sobre Implante

76

03 – Confecção de Provisórios ( elementos )

124

04 - Confecção de Modelos

322

05 – Placa de Registro

18

06 – Aplicação em Cerâmica ( elementos )

176

07 – Moldeira Individual

23

08 – Placa de Clareamento

108

09 – Confecção de Tróqueis

84

10 – Placa de Proteção Noturna ( Silicone )

7

11 – Confecção de Inceram ( Coping )

22

12 – Confecção Targis Vectris

1

13 – Confecção de Núcleos (indireto)

9

14 – Fundição direta de núcleo

44

15 – Prótese Total

4

16 – Prótese Parcial Fixa

5

17 – Onlay

9

18 – Ponte Parcial Removível (PPR)

10

19 – Placa de bruxismo

10

20 – Placa de mordida

7

21 – Enceramento Diagnóstico

1

22 – Aplicação em cerômero

2

23 – Núcleo - Partido

1

24 - Núcleo Tri-Partido

1

TOTAL GERAL

1.316

 

5. Relatório da Divisão de Segurança e Saúde Ocupacional

Para maximizar o atendimento ao seu público com vistas a economicidade na administração pública, a principal ferramenta usada na DSSO foi o correio eletrônico.

Em termos de ações a DSSO interferiu no leiaute de ambientes como o cartório virtual e depósitos judiciais; estudou e implantou soluções para postos de trabalho; definiu as especificações do mobiliário e atuou na fiscalização do seu cumprimento; manteve continuidade na educação em segurança ocupacional atingindo várias comarcas do estado; personalizou mobiliário para atendimento de portadores de necessidades especiais e participou de decisões administrativas com impacto sobre a saúde ocupacional.

Além destas ações, foram mapeados nove depósitos judiciais e implantado o programa de prevenção de riscos ambientais, indicando soluções quanto aos riscos detectados e fornecimento de equipamento de proteção individual, bem como educação quanto a conservação, limpeza e substituição dos EPI’s. Manteve o acompanhamento dos trabalhos da CIPA e do PCMSO na Gráfica e viabilizou exames ocupacionais em fóruns do interior. Estudou, através de pesquisa via correio eletrônico e no próprio local, 129 ambientes de trabalho entre fóruns, divisões, gabinetes etc.

Em relação às atividade de rotina, a figura 1 apresenta aumento expressivo no número de atendimentos em relação ao igual período anterior, o que indica a aceitação pelo público cliente bem como o resultado positivo das ações da DSSO.

 

Ação

2010

2011

Aumento

Distribuição de EPI e assessório ergonômicos

870

8.670

897 %

Implantação de PPRA

1

6

500 %

Orientação de Segurança e Saúde Ocupacional

375

1.300

247 %

Especificação de mobiliário e assessórios ergonômicos

18

45

150 %

Resposta processual e pareceres

27

48

78 %

Palestras de orientações (higiene, segurança e saúde ocupacional)

9

15

67 %

Programa de Controle de Saúde Ocupacional

2

3

50 %

Avaliação de amostras de mobiliário

18

25

47 %

Avaliação ambiental

30

41

37 %