º DIRETORIA DE SAÚDE
O presente relatório concentra informações acerca dos projetos e ações desenvolvidas pela Diretoria de Saúde no ano de 2011 (janeiro a novembro).
1. Projetos executados em 2011
1.1. Vacina da gripe
O objetivo da vacina da gripe é imunizar os funcionários do Poder Judiciário da Secretaria do Tribunal de Justiça, do Fórum da Capital e das Comarcas do interior.
No ano de 2011, Farma, através da SC Distribuidora de Vacina Ltda, aplicou 7.291 doses, sendo estas administradas em magistrados e funcionários ativos, terceirizados, funcionários à disposição, bolsistas e estagiários de todas as Comarcas do Poder Judiciário e da Secretaria do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina, no período de 12 de abril a 10 de maio de 2011.
2. Relatório dos atendimentos médicos
Médicos |
Nº de consultas |
Dra.Graciela de Oliveira Richeter Schmidt |
557 (1) |
Dr. José Carlos Nascimento |
2.708 (2) |
Dra. Karina Cocco Monteiro de Freitas |
962 (3) |
Dra. Leisa Maria Leal |
1.167 (4) |
Dr. Luiz Alberto Neves May |
863 (5) |
Dr. Renato Grillo Flach |
1.215 (6) |
TOTAL |
7.472 |
(1) Licença gestação a partir de 19.04.2011
(2) Ampliação da jornada de trabalho em 2 horas – substituição na junta médica
(3) Licença gestação a partir de 03.11.2011 – membro da junta médica
(4) Chefe da junta médica
(5) Membro da junta médica
(6) Diretor de saúde
2.1. Relatório da Seção Psicossocial-ambulatorial
PSICÓLOGA |
Nº DE ATENDIMENTOS REALIZADOS |
Dra. Fernanda Chede R. Caldas |
178 (1) |
Dra. Ivete Terezinha Volkmer Gemelli |
(2) |
Dra. Liliane Cardoso Pereira |
529 |
Dra. Luciana Raupp Di Bernardi |
292 (3) |
Dra. Marilda Marcondes de Mattos |
482 |
TOTAL |
1481 |
(1) Licença gestação a partir de 23.05.2011
(2) Licença para tratamento de saùde/ano/2011 (faleceu em 06.12.11)
(3) Licença gestação a partir de 12.09.2011
2.2. Relatório de atividades do Serviço Social
As atividades desenvolvidas no período de 2011, em sua maioria, são referentes à elaboração de informações, relatórios, estudos sociais e pareceres para subsidiar decisões da Junta Médica em processos administrativos, atendendo a demanda apresentada que incluí todo o Estado Catarinense.
- Pareceres elaborados para Junta Médica - 256
Para a elaboração dos pareceres necessita-se da coleta de dados através de atividades como visitas domiciliares, entrevistas com servidores e requerentes, familiares, avaliação do local de trabalho e visita a instituições de saúde, conforme a necessidade e a peculiaridade de cada situação apresentada.
- Entrevistas – 691
- Visitas domiciliares, Instituições de Saúde e Locais de Trabalho – 216
- Cidades Visitadas – 35
Algumas ações não são aqui quantificadas, já que cada processo exige um procedimento como, por exemplo, coleta de dados com o médico assistente do servidor e terapeuta, contatos frequentes com o servidor, familiares e clínicas psiquiátricas. Estas ações são feitas constantemente e necessárias para que o trabalho atinja bons resultados, porém são de difícil quantificação para relatório estatístico, já que não são um fim em si mesmas.
- Encaminhamentos de servidores para clínicas psiquiátricas, avaliação médica e ou internação, acompanhamento do servidor em tratamento – 75 intervenções
O serviço social da Diretoria de Saúde está disponível para
atender os servidores, esclarecer direitos e deveres referentes as situações de
saúde e suas implicações.
2.3. Relatório da Seção de Enfermagem
A Seção de Enfermagem desenvolveu orientações sobre pressão arterial, fornecimento de dietas (colesterol, triglicerídeos, ácido úrico) e as atividades descritas abaixo:
1 |
ATENDIMENTOS da ENFERMAGEM |
|
|
Avaliações para atendimento de emergência encaminhadas ao médico |
352 |
2 |
Exames realizados |
|
|
Eletrocardiograma (ECG) |
10 |
3 |
Procedimentos realizados |
|
|
Aplicação de radiação infravermelha |
2 |
|
Nebulização |
114 |
|
Verificação de Pressão Arterial (P.A.) |
2.528 |
|
Curativo |
271 |
|
Retirada de ponto cirúrgico |
27 |
|
Imobilização |
9 |
4 |
Administração de Medicamentos: |
|
|
Endovenoso (EV) |
48 |
|
Intramuscular (IM) |
326 |
|
Subcutâneo (SC) |
18 |
|
Via Oral (VO) administrados no local: |
|
|
1 – doses |
192 |
|
2 – comprimidos |
2.242 |
|
3 – controlados |
26 |
5 |
Medicamentos fornecidos sob prescrição |
|
|
Comprimidos |
1.368 |
6 |
TOTAL |
7.533 |
2.4. Relatório da Seção de Farmácia
3. Relatório da Junta Médica
Licença para tratamento de saúde |
1.600 |
Licença para tratamento de saúde, em prorrogação |
505 |
Licença para tratamento de saúde, em pessoa da família |
872 |
Gestação |
105 |
Reconsideração |
33 |
Isenção de Imposto de Renda |
31 |
Readaptação |
23 |
Remoção |
26 |
Acidente do Trabalho |
2 |
Prorrogação da Readaptação |
13 |
Licença para tratamento de saúde, em PF, em prorrogação |
77 |
Avaliação |
298 |
Admissão |
1.138 |
Outros |
55 |
TOTAL DE PROCESSOS NO ANO 2011 |
4.783 |
4. Relatório dos atendimentos odontológicos
DENTISTA |
PACIENTES |
PROCEDIMENTOS |
Dias trabalhados |
Dr. Dante Del Vale Valcanaia (Prótese) |
46 |
222 |
181 |
Dr. Eduardo Dutra da Silva (Endodontia) |
98 |
589 |
183 |
Dr. José Eduardo C. Shiozawa (Dentística) |
384 |
1.785 |
187 |
Dra. Mabel Larroyd Valente (Dentística) |
284 |
972 |
139 |
Dra. Maria Eugênia B. Burg (Dentística) |
451 |
1.123 |
174 |
Dr. Lauro Egídio Bragaglia (Prótese) |
214 |
1.988 |
183 |
Dr. Reginaldo Reitz (Dentística) |
274 |
1.604 |
182 |
TOTAL |
1.369 |
8.283 |
1.229 |
Índice de aproveitamento (estimativa)** |
|
6,73 procedimentos/dia/dentista |
|
Fonte: Dados coletados do software de gerenciamento odontológico Prodent e dos relatórios estatísticos mensais da Divisão de Saúde Oral.
4.1. Relatório da Seção de Prótese
01 – Fundição de Estrutura Metal Cerâmica |
168 |
02 – Prótese sobre Implante |
76 |
03 – Confecção de Provisórios ( elementos ) |
124 |
04 - Confecção de Modelos |
322 |
05 – Placa de Registro |
18 |
06 – Aplicação em Cerâmica ( elementos ) |
176 |
07 – Moldeira Individual |
23 |
08 – Placa de Clareamento |
108 |
09 – Confecção de Tróqueis |
84 |
10 – Placa de Proteção Noturna ( Silicone ) |
7 |
11 – Confecção de Inceram ( Coping ) |
22 |
12 – Confecção Targis Vectris |
1 |
13 – Confecção de Núcleos (indireto) |
9 |
14 – Fundição direta de núcleo |
44 |
15 – Prótese Total |
4 |
16 – Prótese Parcial Fixa |
5 |
17 – Onlay |
9 |
18 – Ponte Parcial Removível (PPR) |
10 |
19 – Placa de bruxismo |
10 |
20 – Placa de mordida |
7 |
21 – Enceramento Diagnóstico |
1 |
22 – Aplicação em cerômero |
2 |
23 – Núcleo - Partido |
1 |
24 - Núcleo Tri-Partido |
1 |
TOTAL GERAL |
1.316 |
5. Relatório da Divisão de Segurança e Saúde Ocupacional
Para maximizar o atendimento ao seu público com vistas a economicidade na administração pública, a principal ferramenta usada na DSSO foi o correio eletrônico.
Em termos de ações a DSSO interferiu no leiaute de ambientes como o cartório virtual e depósitos judiciais; estudou e implantou soluções para postos de trabalho; definiu as especificações do mobiliário e atuou na fiscalização do seu cumprimento; manteve continuidade na educação em segurança ocupacional atingindo várias comarcas do estado; personalizou mobiliário para atendimento de portadores de necessidades especiais e participou de decisões administrativas com impacto sobre a saúde ocupacional.
Além destas ações, foram mapeados nove depósitos judiciais e implantado o programa de prevenção de riscos ambientais, indicando soluções quanto aos riscos detectados e fornecimento de equipamento de proteção individual, bem como educação quanto a conservação, limpeza e substituição dos EPI’s. Manteve o acompanhamento dos trabalhos da CIPA e do PCMSO na Gráfica e viabilizou exames ocupacionais em fóruns do interior. Estudou, através de pesquisa via correio eletrônico e no próprio local, 129 ambientes de trabalho entre fóruns, divisões, gabinetes etc.
Em relação às atividade de rotina, a figura 1 apresenta aumento expressivo no número de atendimentos em relação ao igual período anterior, o que indica a aceitação pelo público cliente bem como o resultado positivo das ações da DSSO.
Ação |
2010 |
2011 |
Aumento |
Distribuição de EPI e assessório ergonômicos |
870 |
8.670 |
897 % |
Implantação de PPRA |
1 |
6 |
500 % |
Orientação de Segurança e Saúde Ocupacional |
375 |
1.300 |
247 % |
Especificação de mobiliário e assessórios ergonômicos |
18 |
45 |
150 % |
Resposta processual e pareceres |
27 |
48 |
78 % |
Palestras de orientações (higiene, segurança e saúde ocupacional) |
9 |
15 |
67 % |
Programa de Controle de Saúde Ocupacional |
2 |
3 |
50 % |
Avaliação de amostras de mobiliário |
18 |
25 |
47 % |
Avaliação ambiental |
30 |
41 |
37 % |